Microcervejaria Artesanal
Localizada no porão de uma residência em Belo Horizonte, a Microcervejaria Artesanal é um laboratório de experimentações com capacidade de produção de 300 litros de cerveja por mês.
A singularidade do local foi aproveitada para garantir as principais premissas do projeto: assepsia, alcançada pela característica hermética do ambiente; e funcionalidade no processo de produção da cerveja, otimizada pela proximidade entre os equipamentos e pela facilidade de seu controle pelo proprietário.
A bancada de concreto instalada sobre uma viga baldrame existente funciona como elemento de organização do espaço, setorizando-o nas áreas de preparo e de estocagem. No preparo, foram instalados quatro tanques de fermentação, panela de brasagem e tanque de limpeza de equipamentos. A estocagem concentra prateleiras e bancada moldada in loco para armazenamento de garrafas e de materiais de produção, além de área de refrigeração.
As instalações e tubulações existentes foram desviadas e isoladas por novas alvenarias. Foram criadas portas de acesso para inspeção e manutenção das caixas de passagem.
No ambiente da cervejaria, a estrutura de concreto aparente foi recuperada e tratada. Os demais revestimentos foram idealizados visando ao baixo custo de execução e à facilidade de manutenção e de limpeza. As paredes da área de produção foram revestidas com cerâmica branca e as demais, pintadas com tinta acrílica. O piso confere unidade ao espaço, sendo integralmente revestido por porcelanato na cor cinza cimento. As instalações elétricas são compostas por eletrodutos aparentes e arandelas tipo tartaruga.
Área: 32 m²
Data: 2017
Local: Belo Horizonte/MG
Fotos: Bruna Oliveira
Status: Construído